quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vila Mimosa e outras coisinhas



Amigos, perdoem o sumiço. Estou preparando uma resenha para o Prosa & Verso sobre um livro que ainda está no prelo sobre a Vila Mimosa. Trata-se da etnografia feita pela antropóloga Soraya Silveira Simões, que mergulhou naquele universo durante alguns anos e agora nos brinda com um trabalho sério sobre a zona. A resenha sairá no próximo dia 28 (salvo alguma mudança de última hora) e o livro, que se chama Vila Mimosa: Etnografia da cidade cenográfica da prostituição carioca, e chegará às boas casas do ramo em janeiro. Trata-se de pesquisa séria, feita com aguda sensibilidade.



Assim, que terminar esse trabalho, volto aqui com as novidades que foram se acumulando nas últimas semanas, como o promenade et parcours comenté que fiz com cineastas africanos pelas ruas do Centro e do Morro da Conceição, entre outras histórias.



Deixo-os com imagens da Vila Minosa, retiradas do blog do Gasparzinho, não sei quem é o autor.

4 comentários:

andrea canto disse...

adoro o centro e adjacências, outro dia fui numa cobertura na rua dos Invalidos com uma vista incrivel de todos aqueles sobrados lindos e decadentes, meu irmão tb mora (numa rua horrivel!) mas o apê dele da para o morro da conceiçao. alias estou procurando apto, se vc souber no centro/por ai...
bjs!

ipaco disse...

Eu soube que há casas para alugar no Morro da Concelção... Um lugar incrível, me lembra uma Montmartre tropical e pobre. Outro lugar legal é a avenida Beira Mar, perto do Santos Dumont. A Enrica Bernardelli morou a ali muito tempo. São uns apartamentos atingos, com teto alto e coisa e tal. Os de frente têm uma vista incrível, mas deve ser barulhento.

Marcelo Amorim disse...

Oi, Paulo. Tô padecendo da correria do final do ano, não tenho vindo aqui, mas eis que venho e encontro este post. Tô lendo o livro "Filha, mãe, avó e puta", da Gabriela Leite, e parei bem no momento em que ela conhece e começa a trabalhar na Vila Mimosa. Interessante.

ipaco disse...

Pois é, Marcelo. A Gabriela é uma puta líder (não resisti ao trocadilho). A história dela é incrível e acho legal que ela trate a prostituição sem o viés moralista (de direita, que condena a ameaça à família que a prostituição representa, e de esquerda, que quer salvar a puta da exploração). Ela trata o troço como uma vocação e o controle do próproio corpo pela mulher, e demanda respeito e reconhecimento do Estado, da Justiça etc para se livrar dos exploradores. A resenha sai amanhã (sábado), no caderno Prosa & Verso e vou colocar aqui no Pendura o texto. A Soraya, autora do livro ficou muito amiga da Gabriel no percurso da pesquisa. Abs.