quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Comentários sobre a folia

Ao contrário da maioria dos meus amigos, não faço questão do carnaval na Sapucaí. Fui uma vez e achei cansativo e entediante, ficar ali, passivamente, olhando a folia passar. Isso sem querer entrar no mérito do "verdadeiro" e "autêntico" carnaval, do quanto as escolas se transformaram em outra coisa etc e tal. Pra mim, o carnaval acontece na rua. E este ano não foi diferente. Fui a blocos, ranchos e, entre uns e outros, vários botequins. Pra mim, assim está bem.

Alguns momentos emocionantes: Alfredinho sendo aplaudido em massa ao entrar no Alcazar, depois da maravilhosa apresentação do racho Flor do Sereno, na Avenida Atlântica. O dia morrendo, com a orla de Copacabana e o Pão de Açúcar ao fundo. Outro momento, foi a caminhada com o Moa do Real Chope ao Bip, a caminho do Flor do Sereno. Muitos foliões vieram demonstrar seu carinho pelo compositor, mas o emocionante mesmo foi encontrar a filha de Walter Alfaiate, na torcida pela recuperação do pai. A lágrima clara sobre a pele escura.

Definitivamente, choque de ordem não funciona numa cidade como o Rio, sobretudo nos dias de folia do carnaval. Não sou a favor de bangunça, bandalha e coisa e tal, mas colocar a guarda para prender as pessoas que urinam na rua e não colocar banheiro suficiente para servir os foliões é burrice ou má-fé. E esse fraldão? Há mais dignidade em urinar atrás da árvore.

Na saideira no Jobi, com Beatriz, Mila e Perfeito Fortuna, ouço a frase do "folião do circo", filosófica: "Estamos aqui de brincadeira!" Um bom lema pra se adotar no resto do ano também.

O banho do Barbas, neste ano de recorde de calor, foi além do êxtase. Aliás, esse pedacinho tradicional de Botafogo, em torno da praça Mauro Duarte, foi o epicentro de várias outras manifestações carnavalescas interessantes. Os moradores das comunidades, das vilas, dos sobradinhos e dos prédios modernos, que estão subindo a toda pressa, se encontraram nas ruas desse pedaço bucólico do bairro. Foi interessante ver as distintas formas como cada quem ocupa e usa as ruas.

Bem, coloco aqui o vídeo feito com o celular de alguns momentos das marchinhas do Flor do Sereno. Também fiz de outros blocos e eventualmente colocarei aqui. Esse do rancho, gostei do final, com o meu querido Paulo Pires, lembrando que a marcha Bandeira Branca foi feita para os nosso fígados.


8 comentários:

Unknown disse...

Querido Paulo, este também é o meu Carnaval, o Carnaval de que gosto...

E vem cá: que história é essa de fraldão? Será que é o que estou pensando? Meu Deus, onde é que vamos parar desse jeito?

Bons tempos em que ninguém via problema em uma mijadinha na árvore ou no poste. Ninguém morreu por causa disso.

ipaco disse...

Bruno, querido, tudo bem? Pois é, o fraldão é o apelido do mictório que o prefeito Paes colocou nas ruas durante o Carnaval. É um cubículo apertado com portinhola torta que cobre a cintura do sujeito. Não serve para as mulheres e é muito apertado.

Sou mais a árvore.

grande abraço, mano!

ips disse...

Paulinho, você me colocou na praia de Copacabana! O ritmo da marchinha é muito entorpecente. E os personagens ao teu redor (o casal do lado esquerdo, com a mulher de peruca loura e cigarro) é lá da minha área! quel extrait do carnaval carioca, meu amigo. alucinógeno, com o teu xará com aqueles óculos falando aquela pérola no final. e a mila? uma verdadeira boneca! gente...!

ipaco disse...

Pois é, vc viu? Há muito tempo não via um Carnaval de rua tão animado e tão fantasiado. Todo mundo entrou no espírito. Só faltou você aqui...

Adriana R. disse...

Paco! Saudades. Perdi todos os contatos do mundo. Um pau homérico no meu computador no ano passado e eu fiquei à deriva. Me manda seu email depois (driduval@gmail.com)e dá uma passadinho depois no blog novo.
Quero ouvir as novidades.
bjsdri

Felipe Quintans disse...

Paulo, aqui é o Felipinho, tudo bom? O carnaval de rua este ano foi realmente um caso a parte. Quem estava aqui aproveitou bastante.

Escuta... Rapaz, descobri ontem a noite que o tal do Roberto Chalita plagiou um texto seu também. Foi este aqui: http://penduraessa.blogspot.com/2009/10/chope-centenario.html

Ele copiou tudo, e disse que era um tal de Bar do Bosque na Barra Funda. Dá uma olhada aqui, meu chapa:

http://64.233.163.132/search?q=cache:Z-8jEORtZPcJ:botecopensante.blogspot.com/2009/10/boteco-centenario.html+bar+do+bosque+boteco+pensante&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Grande abraço.

Unknown disse...

Perfeito, não tem maneira melhor de passar o carnaval: botecos e blocos.

Abraços.

ipaco disse...

Dri, estava já desidratado de saudade. Vou te enviar um e-mail já já. Bjs.

Felipinho, soube agorinha do plágio pelo Edu. Estou me somando à turma contra o plagiado. Não só ele roubou fotos, legendas e a ideia, como inventou um encontro com o pai, num texto mentiroso do início ao fim. Valeu pelo toque. Estaremos juntos nessa. Vou pôr um post sobre o assunto. Abs.

Norton, bem-vindo. É isso mesmo: boteco e bloco são uma boa combinação. Esse ano, como disse o Felipinho, estava especialmente bom para quem gosta da folia na rua. Abs.