sábado, 13 de março de 2010

Um post triste


Érica Ornellas é uma mulher impactante. É impossível não percebê-la quando, por exemplo, ela entra num recinto qualquer. Não só por sua beleza espontânea (com espontâneo, quero dizer sem tinta nos cabelos e outros artifício tão em moda hoje em dia), mas igualmente por uma espécie de luz que ela carrega. E se, além disso, você conseguir conversar com ela alguns minutos, pronto. Ficará arrebatado para sempre por sua inteligência sensível.

Nos conhecemos em Búzios, onde ela morava e mora até hoje. Era locutora da Búzios FM e depois apresentadora de alguns programas da TV Búzios. Os shows antológicos que a TV promoveu na península e cidades vizinhas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença entre outros, foram apresentados ao vivo por ela. Foi casada com meu compadre Tito Rosemberg e, nessa época, o mundo era pequeno para nós todos.

Érica vem de uma família de sete filhas. No coração de São Paulo, uma casa abençoada pela presença feminina e de gatos. Estive lá uma vez e escrevi um conto que pareceu irreal, mas era a pura descrição dessas personagens.

Minha energia vai para ela, agora, nesse momento difícil. Érica foi casada com Glauco, o cartunista do Geraldão, com quem teve um filho lindo, figura tranquila, inteligente e com uma vida pela frente, de nome indígena: Raoni. Me lembro dele moleque dos seus 14 anos, com skate debaixo do braço. Os dois, Glauco e Raoni, foram assassinados ontem num crime incompreensível e absurdo. Raoni tinha 25 anos.

13 comentários:

Helen disse...

Perder o Glauco dói muito.

ips disse...

Paulinho, fiquei impactada. Só conhecia e admirava à beça o Glauco pelo humor, quer dizer, pelo o que há de melhor numa pessoa.

ipaco disse...

Helen, é verdade.

Ips, você conheceu a Érica. Lembra um fim de semana que passamos em Búzios, num evento que a Nanda arranjou? Te apresentei a ela naquela noite e foi muito bom, lembra? Hoje, fiquei muito triste em vê-la na TV durante o enterro, arrasada... Queria que vc estivesse aqui pra gente tomar um chope. Beijo.

andrea dutra disse...

essa história me lembra aquela outra, horrível, do filho da Rita Peixoto e da irmã do Pedro Luis, em Santa Teresa. O assassino tb frequentava a casa deles. Coisa apavorante, triste. Pelo Glauco eu tinha um amor especial, ele traduzia a minha adolescencia!

ipaco disse...

É verdade, Andrea. E parece que o Glauco estava tentando ajudar o cara. Sei lá, esse crime parace coisa de filme, saca? meio irreal. Parece que hollywood está impregnando o imaginário das novas gerações.

ips disse...

Paulinho, lembro daquela noite como se fosse ontem. Lembro inclusive sobre o que ela contava. Inesquecível. É assustador o que houve. O pensamento obsessivo, essa loucura.

ipaco disse...

Foi muito bom aquele encontro. Você, Nanda, Érica, Nenéu e os amigos de Búzios que não via há tanto tempo...

Karina Trevizan disse...

Olá,

Estou reunindo dados sobre o Glauco para o site O Guia dos Curiosos, e preciso de uma informação. Qual é a profissão de Érica Ornellas? Ela é radialista?

Obrigada! Karina
gcuriosos@pandabooks.com.br

ipaco disse...

Karina, a Érica foi locutora da rádio Búzios, apresentadora da TV Búzios e trabalhou como produtora cultural. Abs.

Maria José Speglich disse...

A Imprensa anda dando "trela" para o pai do assassino porque gosta de sensacionalismo.
Ele mesmo, o assassino diz que usa drogas desde os 15 anos.
Agora ele vem falar que é depois do Daime?

Eu hein?

ipaco disse...

A imprensa sempre buscou atacar o daime. Quando aconteceu o crime, achei que iam vincular ao chá e coisa e tal e é essa a estratégia do pai e do advogado do assassino, que é obviamente uma pessoa insana.

Tito Rosemberg disse...

Acrescento que Érica foi também a programadora principal da Búzios FM, emissora que deixou tanta saudade nos ouvidos atentos da cidade. Seu bom gosto musical fez com que se tornasse referência para emissoras do Rio e de São Paulo, e para permanecer na paz buziana recusou belas ofertas de empregos nestas capitais. Hoje tem um restaurante em Búzios junto com suas irmãs. Que Raoni e Glauco descansem em paz!

ipaco disse...

Salve, Tito, mano véio!
Que os dois descansem em paz!