sábado, 1 de agosto de 2009

Lembrança de um sonho de antes de nascer



Querida amiga, outro dia pensei no sonho que atravessou sua alma uma noite dessas em que nos estiramos fatigados no jardim, depois de brincarmos eternamente de amor. Foi naquele verão pré-histórico, lembra? Me lembro que percebi sua inquietação ainda enquanto estava submersa em sono profundo, o corpo aninhado, arrepiado por leves tremores ocasionais. De repente, num zás, despertou já outra pessoa. Deixara o casulo. Tudo em sua vida havia se transformado para sempre. Era como se o sonho tivesse se estendido à vigília, invadido à revelia, insolente, revelando a letargia em que vivera até então. Vi que descobria, ao abrir os olhos, as asas enormes e ainda viscosas do orvalho onírico. Elas sempre estiveram lá, mas escondidas no dia-a-dia das coisinhas triviais ou inalcançáveis nos desejos grandiosos e heróicos. Sim, querida amiga, fui testemunha de seu despertar de assombro do sonho da vida e de seu esforço para esconder a perplexidade, ao ver-se ali, no universo dos adultos, ao lado do homem nu que chamava seu. Era a infância vivida desde antes de nascer que morria ali, naquele acordar. E embora me chamasse de capitão Ulisses e estendesse a mão, enquanto arrumava as coisas para a grande jornada, seus olhos já diziam adeus. Era sua a odisséia. E eu, querida amiga, da terceira margem do rio, ainda hoje aceno o meu chapéu ao teu navio.

7 comentários:

FELIPE DRUMOND disse...

Prezado Paulo,
Não me canso de me render ao seu talento. Mais uma vez seu texto transborda beleza e sensibilidade.
Parabéns pela obra.
Abraços,
Felipe.

ipaco disse...

Valeu, Felipe. Faz bem ao espírito ver que as coisas que a gente escreve reverberam por aí. É sinal que esses sentimentos são compartilhados, não é mesmo? Forte abraço.

Anônimo disse...

da 3ª margem do rio ainda aceno o meu chapéu... ai, ai, assim eu gamo!

Anônimo disse...

da 3ª margem do rio ainda aceno o meu chapéu... ai, ai, assim eu gamo!

ipaco disse...

ôba!

Márcia Fernandes disse...

Que lindo! Sinto muito esse comentário adjetivo, mas é simplesmente lindo!

ipaco disse...

Obrigado, Marcia. Beijo.