terça-feira, 13 de julho de 2010

Adeus a Paulo Moura


Nesses dias de abundância de informação, soube com "atraso" da morte de Paulo Moura, vitima de câncer. Taí uma notícia que não queria ler ou saber, mas é ligar o computador e ser bombardeado pelo mundo. Um saxofonista criativo e um virtuose do clarinete, Paulinho lançou nos idos dos anos 1970 um disco ainda hoje futurista: Confusão urbana, suburbana e rural e inspirou gerações e gerações de músicos brasileiros, tornando-se uma referência.

Imediatamente, ao ler a notícia de sua morte, me lembrei da parceria entre ele e meu pai, o músico Gaudêncio Thiago de Mello. O velho, tendo migrado para Nova York em 1966, estava gravando seu primeiro disco em 1972, com uma constelação de músicos extraordinários, como o compositor e pianista Dom Salvador, o trompetista Claudio Roditi, o pianista Richard Kimball, entre outros. Recomendado por um amigo em comum, Paulo, de passagem por Nova York, procurou meu pai e imediatamente foi integrado ao time.

Anos e anos mais tarde, o disco, de selo independente, foi relançado em CD com co-produção de Arnaldo De Souteiro (reproduzo a capa acima), rebatizado como Amazon, o nome da banda do velho, que durante anos incendiou a noite de sábado do Sweet Basil. Também tocou no Village Gate e no Jazzmania. Está lá o sopro de Paulo Moura. Na foto abaixo (borrada pela pouca luz), um reencontro entre os dois no bistrô da Modern Sound, há dois ou três anos.

5 comentários:

ips disse...

Paulinho, uma pena a partida do Paulo Moura. Mas engraçado: ele era daquelas pessoas que deixam a impressão nos outros de estarem sempre bem, sempre flutuantes. Chega sempre a chamada boa hora. Não há, nesse caso, o que lamentar, a não ser o fato de que o mundo fica desequilibrado, com menos um bamba, não é? A foto do PM com teu pai está linda. Teu pai está ótimo! Vocês estão tão parecidos. um beijo saudoso e até breve!

ips disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ipaco disse...

Pois é, o Paulo era assim, um cavalheiro elegante, à moda carioca. Uma pessoa de alma leve e um músico insuperável.

bjs.

Anônimo disse...

paulo moura conseguiu um feito raro no brasil, fazer com que as pessoas o amassem, mesmo ele sempre transitando no universo da música instrumental, coisa que vc sabe muito bem que é raríssima por aqui, né? isso já é muuuito!

ipaco disse...

É verdade, Déia! Bjs