segunda-feira, 11 de maio de 2009

Aconchego entre amigos


A variedade de cervejas do Aconchego Carioca não tem parâmetro no Rio

Alguns posts abaixo mencionei uma pousada de um casal amigo na Ilha Grande, leiam aqui. Ele e ela gente da terra, com habilidade na pesca e aquele ritmo de caminhada de quem atravessa a ilha inteira sem suar ou se despentear. Descobri a pousada ao acaso, na primeira vez que fui à ilha levado por Marta, ex-companheira, grande amiga. A pousada, que não anunciava em jornal e nem era listada naqueles sites sobre a ilha, estava vazia. Ficamos ali dias maravilhosos, eu e Marta e os dois. Não sei se foi isso, mas desde esse primeiro momento, pois depois voltei inúmeras vezes à Pousada Cantão do Leão, reparei que na cabeça de nossos anfitriões, nós éramos hóspedes, não clientes. Ou seja, nossa relação era marcada por uma certa intimidade, coisa de abrir a geladeira e pegar uma gelada, em vez de perguntar o que teremos para o almoço.


As meninas da casa: Rosa, Mariana e Valéria e um dos meninos que ajudam no atendimento

Seu Alécio, a quem chamo carinhosamente de Leão, é dono de um humor irascível, conhecido em toda ilha por seu temperamento troante, e sua Meri tem um humor muito peculiar, além de andar em trajes sumaríssimos. Já vi muito "cliente" dizer que não voltaria nunca mais, indignado por alguma patada, um palavrão ou coisa que o valha. Mas, pelo que pude observar nesses casos, eram todos pessoas chatas, muito chatas. Hoje, a pousada vai de vento em popa e é referência para turistas europeus e argentinos, que acessam aqueles sites de dicas de viagem de aventura, pois não deixa de ser uma aventura hospedar-se ali.


Kadu Thomé, do Bracarense e amigo da casa, com Kátia e Rosa, responsáveis por tudo

Mas escrevo todo esse preâmbulo para dizer que o Aconchego Carioca me lembra a Pousada do Leão nesse aspecto peculiar de intimidade. Não é um bar simplesmente, é a casa de minhas amigas queridas Rosa e Katia. Isso quer dizer o seguinte: as leis do mercado e do serviço não se aplicam totalmente. Ali é preciso pedir licença para entrar e tratar as pessoas que estão ali com o mesmo respeito que se trataria alguém que visitássemos na intimidade do lar. As regras de etiqueta são outras, mais sutis e mais complexas, e quem se comporta mal logo descobre o poder de fogo dessas duas mulheres maravilhosas.


Juliana e João Paulo, amigos que levei pela primeira vez ao Aconchego

Como no caso do Leão, uma vez aconchegado no peculiar carinho dessas duas, o cair de uma tarde boêmia no pequeno salão e varanda da casa, na Praça da Bandeira, se transforma num prazer inigualável.

Além desse aspecto mais sutil e subjetivo, e em relação ao qual certamente nem todos concordarão, há duas razões objetivas que tornam o Aconchego Carioca um bar quase divino. A variedade de cervejas de várias famílias, como larger, ale, stout, entre outras, inclusive toda a linha Colorado e Bamberg, de Ribeirão Preto, e importadas da Europa.

E a cozinha nem se fala. A essa altura quem é do Rio já, pelo menos, ouviu falar do camarão na moranga, do econdidinho de camarão e dos bolinhos de feijoada. Mas isso é só a ponta do iceberg, da cozinha do Aconchego saem pratos tradicionais saborosíssimos, com a deliciosa rabada. Não é a toa que por ali perambulam chefs e entendidos do assunto, como Flavia Quaresma, a quem já vi por lá, e meu querido amigo Guilherme Studart, profundo conhecedor de comida de botequim.


Clientes esticam horas e horas na saideira

E aqui vai uma novidade em primeiríssima mão (concorrência, tremei!): a partir do próximo sábado, a casa vai lançar novos petiscos, cujos preços variam de R$ 12,50 a R$ 20. Eis alguns deles: bolinho de abóbora com carne seca; bolinho de batata baroa com carne; bolinho de arroz ao curry; bolinho de grão de bico com camarão; bolinho de grão de bico com bacalhau; bolinho de feijão branco com rabada e agrião; pastel de angu com requeijão e ervas; jiló do Claude (uma receita oferecida pelo chef Claude Troisgros à Katia e à Rosa em reconhecimento da sensibilidade gastronômica do Aconchego Carioca, em que o jiló é recheado com mel, entre outras coisas). Há mais, muito mais, como a moranguinha de camarão, um petisco patafísico.

Aconchego, conversa fiada, cerveja gelada de boa qualidade e comida dos deuses... o que mais se pode querer? Bem, há dois bares no Rio de Janeiro que têm minha foto na parede, o que para mim é motivo de orgulho deliciosamente besta (me permitam essa autoindulgência): um é o Bar do Serafim, num gesto carinhoso do saudoso Juca Ribeiro. O outro é aqui, nesse cantinho da zona Norte, no carinho dessas meninas maravilhosas. Lá está meu sorriso estampado na parede, espantando as moscas e servindo de companhia às duas carrancas da entrada, que afastam os maus clientes.


Minha primeira cerveja do dia no Aconchego: Colorado Cauim

Só falta agora fechar o ciclo, levando Kátia e Rosa para um fim de semana na Ilha Grande, na Pousada do Leão. Ou talvez não. De repente poderia estar iniciando, sem querer, uma revolução cósmica sem precedentes ao juntar essas feras...

10 comentários:

Thiago Panza Guerson disse...

Jiló com mel? Deve ser ótimo.

Unknown disse...

Lindo Post Paulo... parabéns!!!
Mal posso esperar por outra tarde tão agradável quanto aquela. Foi bom te ver!!

beijos

ipaco disse...

Pois é, Thiago, esse ainda não provei. Mas chego lá... Abs. pt.

ipaco disse...

Mari, salve, salve! Foi ótimo te ver também, ainda naquela tarde preguiçosa no Aconchego. Beijim. pt.

Unknown disse...

Adicionei o Conchego Carioca na minha lista de coisas pra ver e fazer quando tiver no Rio. Você esqueceu de mencionar a “carta de cachaças de alambique de qualidade”. Li isso no site www.overmundo.com.br.

ipaco disse...

Pois é, esse é um dos lugares que eu queria te levar, quando vc vier ao Rio. Quanto às cachaças... esqueci mesmo de mencionar. É que a cerveja é tão boa, que acabo ficando nas fermentadas... abs.

Camaleoa disse...

Essa coisa toda me deu uma fome!
beijo.

ipaco disse...

Pois é, Cris. Fome e sede... beijo.

Juliana disse...

Grande Paulinho!
Excelente fim-de-tarde-início-de-noite no Aconchego! Mais uma vez nos apresentando a excelentes lugares, com excelente companhia sempre.
Não comemos o bolinho de feijoada, mas depois... E viva o cabrito!
Beijos,
Juju e JP

ipaco disse...

Maravilha, crianças! e vocês ficaram ótimos na foto! Beijo. pt