quarta-feira, 13 de maio de 2009

Homenagem aos pretos velhos

Amigos, hoje, logo mais, a partir das 15h, quem estiver pelo Centro do Rio, aproveite e dê uma passada na Igreja de São Benedito, na Uruguaiana. Rosa e Kátia, as meninas do Aconchego Carioca, estarão oferecendo bolinhos de feijoada, um dos melhores quitutes da casa, em homenagem aos pretos véios, de quem a Katia tirou a inspiração para criar a guloseima, que tanto elogio e notoriedade trouxe ao Aconchego. Elas ficaram de convidar ainda o querido Kadu Thomé, que além de Bracarense, é responsável pelo bar Será o Benedito, na Lapa, onde amanhã, por sinal, terá show de Moacyr Luz.


Mariana, Rosa e Kátia: homenagem aos pretos velhos na Igreja de São Benedito

Os bolinhos de feijão são uma das comidas preferidas dos pretos véios, que dão conselhos preciosos enquanto amassam a massa de feijão. Os da Kátia são saborosíssimos, como recheio de couve. Ela realmente conseguiu o milagre de reduzir a feijoada a um petisco.


A casa do Kadu, Será o Benedito, cujo nome é uma sincronicidade com a homenagem de hoje

Já o querido Guilherme Studart está preparando uma caravana por bares da cidade que oferecem codorna. A maioria na brasa, mas sempre com segredos que variam do tempero à forma como o prato é feito. Me lembrei de uma que comi no interior da França, numa cidade medieval, que a codorna vinha recheada de foie gras e empanada. Foi uma experiência inesquecível.

4 comentários:

Camaleoa disse...

Codorna com foie gras? Ai. Não consigo.
beijo.

ipaco disse...

Pois é, coisa de francês. Mas desceu maravilhsamente bem com um tinto encorpado, numa cidadezinha de quase mil anos, com castelo e tudo... e eu ainda estava na companhia dela...

Marcelo Moutinho disse...

Ainda nao fui no "Benedito". Vamos combinar? Chego ao Brasil de volta no domingo...

ipaco disse...

Salve, Marcelo. Vamos sim. Bom retorno!